quarta-feira, 10 de março de 2010

Resumo do artigo “Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS”

Embora considere importante a leitura integral do artigo vou aqui apresentar as ideias que mais me marcaram. O artigo pode ser encontrado aqui ou aqui.

Sem dúvida que a Internet invadiu as nossas vidas e são poucas as pessoas que não reconhecem a sua importância. No entanto, é necessário rentabilizar o seu potencial para o processo ensino/aprendizagem. Para isso é fundamental dotar os professores de uma formação. Esta formação “tem que incidir não só sobre a utilidade da tecnologia mas também sobre a sua integração pedagógica na sala de aula”.


“A World Wide Web foi concebida com o intuito de ser um repositório do conhecimento humano”, actualmente “a ênfase deixa de estar no acumular conhecimento mas na capacidade de o seleccionar, transformar e de o reutilizar em novas situações”.

Nesta era digital, há quem defenda uma nova teoria de aprendizagem chamada conectivismo. O conectivismo assenta em sete princípios fundamentais que podem ser consultados no artigo.

Devido há enorme quantidade de material disponibilizado na Internet é fundamental saber pesquisar e avaliar a informação. No âmbito da educação, têm surgido actividades como a Caça ao Tesouro e a WebQuest.
“A Caça ao Tesouro apresenta uma introdução temática, questões várias sobre a temática, preferencialmente num crescendo de dificuldades, apresentando apontadores para sites e termina com uma questão aglutinadora de todas as questões colocadas, designada como a grande questão ou questão final ”.
“A WebQuest é mais complexa e é constituída por cinco componentes: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusão”. A WebQuest promove a autonomia dos alunos na aprendizagem.

Actividades como a WebQuest, a Caça ao Tesouro, entre outras, assentam no trabalho de grupo. No entanto, é necessário distinguir o trabalho colaborativo do trabalho cooperativo. Ambos “partilham a ideia de “trabalhar com”, mas a diferença reside no modo como o processo se desenrola. Como mencionam Henri e Rigault (1996), numa abordagem cooperativa as tarefas são divididas pelos membros do grupo e são realizadas individualmente, numa abordagem colaborativa as tarefas são realizadas por todos num contínuo de partilha, diálogo e negociação”.

Os LMS (Learning Management Systems) – plataformas de apoio à aprendizagem – surgiram para dar apoio à formação à distância online. Há estudos que concluem que a utilização da “plataforma é mais a de repositório de informação” do que um local de interacção entre professor-alunos. A utilização deste sistema tem vantagens e desvantagens, uma vantagem é o facto de “professores e alunos terem a privacidade e poderem sentir-se seguros por não estarem expostos a outros cibernautas”, uma desvantagem é o facto de se perder “o contacto com outros interlocutores quer sejam colegas da mesma escola ou de outras escolas”.

Todas as citações entre aspas foram retiradas deste artigo.

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