segunda-feira, 22 de março de 2010

"Indicadores de qualidade de sites educativos" - Ana Amélia Amorim Carvalho

É cada vez mais cedo que se dá o primeiro contacto entre as nossas crianças e a internet. Daí que deve haver uma maior preocupação, quer por parte dos pais quer por parte dos professores, para que as nossas crianças e jovens tenham acesso a sites de qualidade. Neste texto vou dar mais atenção à qualidade de sites educativos.

Para a quarta aula de Tecnologia Educativa foi-nos proposto ler o artigo "Indicadores de qualidade de sites educativos" de Ana Amélia Amorim Carvalho e responder a duas questões.


Antes de responder às questões gostaria só de salientar que os sites têm evoluído e é possível identificar quatro fases:

Informação corrida: onde o design era inexistente; o texto ocupava 100% do ecrã; a comunicação também não existia; e o utilizador era apenas leitor.

Multimédia: no design verifica-se um exagero de efeitos visuais e sonoros; o texto vem também acompanhado de música e de gifs animados; na comunicação começa a aparecer o correio electrónico; e o utilizador distrai-se com as animações.

Design gráfico e interactividade: nesta fase existe uma simplicidade de design; uma informação bem estruturada e actividades interactivas; a comunicação dá-se através do correio electrónico; fórum e chat; o utilizador passa de consumidor a produtor de texto.

Edição colaborativa online: o design continua com a simplicidade da fase anteriores mas agora com mais sobriedade, fácil de usar e de pesquisar; a informação é especifica para os diferentes públicos; na comunicação esta fase, para além dos métodos da fase anterior tem também a áudioconferência e a videoconferência; o utilizador através das ferramentas colaborativas passa a poder colaborar em qualquer lugar desde que possua uma ligação à internet.

Vou agora responder às questões colocadas.

1) Como avaliar a informação online?

A variedade de informação disponível não é garantia de qualidade. Assim, surge a necessidade de avaliar a informação online. No entanto, há indicadores que ajudam a identificar a qualidade da informação existente no site.

São vários os autores que apresentam critérios para avaliar a informação online.
Depois de ler o artigo , os aspectos que me parecem mais importantes na avaliação da informação online são:
  • identificação do autor e respectivo contacto, assim como as suas qualificações para a temática abordada (credibilidade do autor);
  • data de criação e da última actualização;
  • texto sem erros gramaticais e ortográficos;
  • objectividade: a informação é factual ou de opinião?;
  • profundidade do tema abordado;
  • hiperligações a outros sites de forma a complementarem o tema;
  • referências bibliográficas;
  • funcionalidades para pessoas com necessidades especiais.
2) Como analisar um website educativo?


No artigo são propostos nove indicadores de qualidade de um site educativo, são eles:
1)Identidade
A identidade de um site engloba "o nome do site, o seu propósito ou finalidade, a autoridade, a data de criação e da ultima actualização".
2)Usabilidade
A usabilidade de um site diz respeito à "facilidade de usar e de aprender a usar, para a qual contribuem a compreensão da estrutura do site (os itens do menu devem reflectir as suas secções e este menu deve estar sempre disponível), a navegação e orientação (o utilizador deve compreender facilmente onde se encontra no site, para isso a indicação do trilho percorrido é bastante útil para o utilizador pois indica-lhe por onde andou e onde está; a par disto, o nome do site e da página devem estar sempre visíveis), o aspecto gráfico e a consistência do interface".
3)Rapidez de acesso
Para a rapidez de acesso ao site e de navegação no seu interior contribui o facto das hiperligações estarem activas.
4)Níveis de interactividade
"A interactividade motiva o utilizador a explorar o site". Identificam-se cinco níveis de interactividade:
nível um-o utilizador vê, lê e ouve; clica nas hiperligações para aceder à informação, para navegar no site;
nível dois-o utilizador desloca ou movimenta objectos;
nível três-o utilizador preenche e envia, por exemplo, um questionário, esperando uma resposta;
nível quatro-o utilizador preenche e verifica, obtendo feedback imediato, por exemplo, os exercícios com correcção automática;
nível cinco-o utilizador constrói um texto colaborativamente online.
5)Informação
"A informação a disponibilizar pode estar em qualquer formato". Identificam-se seis indicadores de qualidade de informação:
a)Temática e adequação às orientações curriculares;
b)Abordagem ao assunto;
c)Correcção do texto;
d)Referências bibliográficas;
e)Data e actualidade;
f)Autor.
6)Actividades
As actividades de um site educativo devem motivar os alunos a conhecerem a informação disponível no site. Treadwel salienta que as actividades devem ser diversificadas. Destaca-se três tipos de actividades: pesquisas, jogos e exercícios.
7)Edição colaborativa online
"As ferramentas colaborativas permitem que vários sujeitos colaborem para um mesmo objectivo", podendo esta colaboração ser feita em qualquer lugar desde que haja uma ligação à internet.
8)Espaço de partilha
Este espaço de partilha ,tal como o nome indica, traduz-se num espaço onde se pode disponibilizar trabalhos realizados quer por professores quer por alunos.
9)Comunicação
"O site deve facilitar a comunicação entre os que o usam disponibilizando correio electrónico, fórum e chat".

Conclusão:
Os professores têm assim mais uma tarefa a desempenhar: alertar os alunos para a qualidade dos sites no sentido de estes rentabilizarem a informação disponível na internet para aprofundarem/solidificarem a sua aprendizagem.

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