terça-feira, 9 de março de 2010

Plano Tecnológico da Educação (PTE)


Na segunda aula de Tecnologia Educativa a professora fez três questões e sugeriu que consultássemos a página do PTE (http://www.pte.gov.pt/) para as responder. As perguntas são:

1) Quais são os três eixos do PTE?Os três eixos principais do PTE são a Tecnologia, os Conteúdos e a Formação.

2) Quais os projectos afectos a cada um dos eixos?Os projectos-chave do eixo da Tecnologia são:
•Kit tecnológico Escola
Aumento do número de computadores e de equipamento de apoio;
Aumento da disponibilidade e dos equipamentos para utilização fora dos períodos das aulas.


•Internet em banda larga de alta velocidade
Revisão do modelo de conectividade.

•Internet nas salas de aula
Reestruturação das redes de área local.

•Cartão electrónico do aluno
Generalização da utilização de plataformas de cartão de aluno.

•Videovigilância
Generalização da utilização de sistemas de segurança electrónicos.

Os projectos-chave do eixo Conteúdos são:
•Mais-Escola.pt
Portal da escola com funcionalidades de partilha de conteúdos, ensino à distância e colaboração.

•Escola Simplex
Plataforma electrónica de apoio à gestão.

Os projectos-chave do eixo Formação são:
•Formação e Certificação de competências TIC – Formação Pro
Reestruturação do modelo de formação de docentes em TIC;
Instituição de mecanismos de certificação de competências TIC.

•Avaliação electrónica
Utilização de meios informáticos na avaliação escolar.

No entanto, em cada um dos três eixos existem ainda outros projectos.

3) Qual a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) – Computadores como ferramentas cognitivas?Esta pergunta nao é tão simples como as anteriores. Contudo vou deixar a minha opinião.
Jonassen defende a utilização de computadores como apoio à aprendizagem significativa e a utilização de aplicações informáticas como ferramentas cognitivas (são aplicações informáticas que exigem que os alunos pensem criticamente para representarem o que sabem) para fomentar e promover a qualidade de pensamento diversificado nos alunos.

Está patente no PTE que “com a modernização tecnológica, a escola dará um salto qualitativo e abrir-se-á a várias áreas do saber. A escola será assim o centro de uma rede de projectos direccionados para o que realmente importa: aprender e ensinar mais e melhor, os professores e os alunos. É este o compromisso assumido pelo Plano Tecnológico da Educação” (pág.4)

No entanto, parece-me que o PTE está muito preocupado em “vencer o atraso e colocar o País lado a lado com os melhores da Europa” em vez de garantir uma aprendizagem mais significativa, tal como é a preocupação de Jonassen. Por um lado entende-se que a preocupação do PTE seja garantir um apetrechamento informático das escolas pois as maiores debilidades que Portugal apresenta são a nível da tecnologia, mas esta não devia ser a principal preocupação, pois o facto de termos todo o equipamento informático não garante que a aprendizagem seja mais significativa. Devia haver um esforço no sentido de tornar o PTE em algo mais prático (pois no PTE há sugestões muito gerais mas não há projectos concretos que rentabilizem as tecnologias) e aplicável.

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