terça-feira, 8 de junho de 2010

Software Educativo Multimédia (SEM)


 SEM de Matemática

Resumo do artigo:
"Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia" de Ana Amélia Amorim Carvalho (2005)


Como potencialidades, um Software Educativo Multimédia possibilita captar a atenção dos sentidos, sobretudo da visão e da audição facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Um SEM promove ainda a autonomia dos alunos. Contudo, um SEM não é por si só uma garantia de motivação nem de aprendizagem.
O controlo da navegação a proporcionar ao utilizador depende dos objectivos considerados e da teoria da aprendizagem subjacente:
-um SEM baseado numa teoria Behaviorista vai criar etapas a serem executadas, não permitindo que o utilizador passe ao nível seguinte sem ter realizado a etapa anterior;
-um SEM inspirado numa teoria Construtivista dá ao utilizador liberdade de o percorrer livremente para que possa construir o conhecimento de acordo com os seus interesses.

Há três factores que se condicionam mutuamente para que possa haver aprendizagem com um SEM: a qualidade científica, pedagógica e técnica do SEM; a familiaridade do utilizador com o sistema informático (literacia informática) e com o conteúdo (conhecimentos prévios); e, o desejo que o sujeito tem de aprender.

Com as ajudas (à navegação e às actividades), o utilizador recebe apoio sobre a navegação e sobre o modo como deve interagir para conseguir explorar autonomamente o SEM. Com o feedback (positivo e negativo) o utilizador é apoiado no seu desempenho, sabendo de imediato se realizou ou não correctamente determinada tarefa.
O feedback positivo deve ser encorajador e o negativo deve alertar que a actividade não foi feita correctamente incentivando o utilizador a voltar a tentar. O feedback negativo não deve ser humilhante para o aluno. 

Como olhar criticamente um SEM?
Os seguintes itens são indispensáveis para analisar/olhar criticamente um SEM.
Caixa
A caixa do software deve conter o título, o ano de edição, a editora, os destinatários, a área temática, os objectivos, a língua usada nos textos e na locução e os requisitos do sistema para que se compreenda se é compatível com o computador que se tem. Quando o software é dirigido a uma disciplina deve ainda explicitar o ano de escolaridade. A autora aconselha que a faixa etária não seja demasiado abrangente pois "muitas vezes [o software] é desajustado para os mais novos e torna-se demasiado aborrecido para os mais velhos". 
Início/apresentação
Um SEM deve  incluir uma apresentação onde o utilizador vê e ouve e, pode saltar esta parte sem que a mesma termine.
Menu
O menu deve apresentar todas as actividades ou então, as actividades principais. Dependo da idade dos destinatários, o SEM deve apresentar o menu através de ícones sugestivos das actividades, assim como legenda e locução ou, apenas com texto (quando se trata de destinatários que já lêem bem). O menu deve estar sempre disponível de modo a facilitar a navegação e a exploração da informação. Por vezes, existe uma personagem guia que acompanha o utilizador.
Navegação
O utilizador necessita de saber onde se encontra e como ir para um determinado sitio. Essa informação deve estar disponível no ecrã de preferência com uma diferente. Quando o menu não está sempre disponível deve existir um botão para regressar ao menu.
Estrutura
Deve ter-se presente que a estrutura utilizada no SEM condiciona a liberdade de navegação do utilizador. Pode-se considerar três tipos de estruturas: linear ou sequencial (cada nó só tem um descendente e um pai - ascendente), hierárquica (o nó pai tem vários descendentes e o utilizador tem possibilidade de escolher o que quer ver) e em rede (o utilizador tem total liberdade de navegação e a probabilidade de se perder é grande). A estrutura hierárquica pode ser em árvore - quando um descendente só tem um ascendente - ou acíclica - quando algum dos nós tem mais do que um ascendente. Quando uma estrutura combina dois ou três dos tipos indicados estamos perante uma estrutura híbrida. Este tipo de estrutura pode ser mais benéfica para a aprendizagem.
Actividades
As actividades devem ser fáceis de compreender e devem ser adequadas à faixa etária indicada. O conteúdo  deve ser cientificamente correcto, adequado à faixa etária e ao programa curricular e, não deve reflectir preconceitos e estereótipos. A ajuda para a actividade deve estar acessível mas não deve ser obrigatória a sua leitura ou audição. Esta ajuda pode surgir com a tal personagem guia já referida. As actividades podem incluir níveis de dificuldade, feedback em forma de pontuação ou não e, a possibilidade de imprir ou copiar informação. No ensino de línguas estrangeiras é importante que o software permita ao utilizador gravar o seu texto oral para posteriormente o ouvir e comparar com o dos autóctones.
Interface
Características da interface
-intuitiva;
-consistente (ou seja, o design gráfico é comum nos diferentes ecrãs);
-o menu e os restantes botões devem estar no mesmo local;
-o tipo de letra deve ser sem serifa e com um tamanho que facilite a leitura;
-o contraste entre os caracteres e o fundo deve facilitar a leitura;
-imagens com qualidade gráfica;
-em caso do software possuir som ou vídeo, é conveniente que o utilizador tenha controlo sobre eles;
-os segmentos de discurso devem ser curtos;
-o espaçamento entre parágrafos deve ser maior do que entre linhas;
- o texto deve ser alinhado à esquerda.
Ajuda
As ajudas devem estar sempre disponíveis e devem ser específicas da secção, actividade, tarefa ou do jogo. A personagem guia pode assumir como função ajudar ao utilizador.
Sugestões para pais, educadores e/ou professores
Alguns softwares apresentam sugestões de exploração para pais, educadores e/ou professores assim como são disponibilizadas actividades que podem ser impressas.
Imprimir diploma
Por vezes, o software permite ao utilizador imprimir um diploma.
Hiperligações para sites na Web
Vários softwares disponibilizam hiperligações para o site da editora e, outros estabelecem hiperligações para sites temáticos. No primeiro caso com a intenção de completar a informação e no segundo para complementar a informação.
Ficha técnica
o software deve facultar a ficha técnica dos autores do mesmo, por vezes, designada por créditos.
Sair do SEM
A possibilidade de sair deve estar sempre disponível e, quando clicado o botão sair deve surgir uma mensagem que pergunta se o utilizador pretende realmente sair do SEM.



Boa sorte para a vossa próxima análise de softwares educativos multimédia!!!

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