Quando surgiu a WQ e com que finalidade?
A WQ surgiu em 1995 com a finalidade de constituir actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.
Quem foram os mentores?
Este conceito de WQ foi criado por Bernard Dodge e Tom March.
Quais sao os cinco componentes da WQ?
As cinco componentes na elaboração de uma WQ são: uma introdução que deve ser apelativa, seguindo-se a explicitação das tarefas a desenvolver, no processo são indicadas as fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos ou fontes a consultar ou a analisar, na avaliação é mencionada a forma como os alunos vão ser avaliados e na conclusão são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para nova pesquisa.
Quais os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais as mais apropriadas para uma verdadeira WQ?
Os 12 tipos de tarefas são:
As mais apropriadas são aqueles que têm um elevado grau de desafio e autenticidade, que motivam os alunos, que lhe desenvolvem o pensamento critico facilitando assim a aprendizagem individual e em grupo.
Qual a duração de uma WQ?
A duração do trabalho a ser desenvolvido numa WQ depende da complexidade do mesmo que, por sua vez, também é condicionada pela faixa etária dos alunos.
Bernie Dodge considera WebQuests de:
- curta duração (são realizadas entre uma a três aulas) têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, como refere Dodge (1997), centra-se na aquisição e integração do conhecimento.
- longa duração (1 semana a 1 mês em ambiente de sala de aula) têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.
A WQ surgiu em 1995 com a finalidade de constituir actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.
Quem foram os mentores?
Este conceito de WQ foi criado por Bernard Dodge e Tom March.
Quais sao os cinco componentes da WQ?
As cinco componentes na elaboração de uma WQ são: uma introdução que deve ser apelativa, seguindo-se a explicitação das tarefas a desenvolver, no processo são indicadas as fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos ou fontes a consultar ou a analisar, na avaliação é mencionada a forma como os alunos vão ser avaliados e na conclusão são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para nova pesquisa.
Quais os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais as mais apropriadas para uma verdadeira WQ?
Os 12 tipos de tarefas são:
- redigir o que se leu (contar)
- compilação de dados
- mistério (papel de detective)
- jornalismo (papel de reporter)
- criar um produto ou planear uma acção
- produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura)
- criar consenso
- persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário)
- conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc)
- tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças)
- julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções)
- tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los)
As mais apropriadas são aqueles que têm um elevado grau de desafio e autenticidade, que motivam os alunos, que lhe desenvolvem o pensamento critico facilitando assim a aprendizagem individual e em grupo.
Qual a duração de uma WQ?
A duração do trabalho a ser desenvolvido numa WQ depende da complexidade do mesmo que, por sua vez, também é condicionada pela faixa etária dos alunos.
Bernie Dodge considera WebQuests de:
- curta duração (são realizadas entre uma a três aulas) têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, como refere Dodge (1997), centra-se na aquisição e integração do conhecimento.
- longa duração (1 semana a 1 mês em ambiente de sala de aula) têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário