terça-feira, 27 de abril de 2010

WebQuest (WQ)



Quando surgiu a WQ e com que finalidade?
A WQ surgiu em 1995 com a finalidade de constituir actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.

Quem foram os mentores?
Este conceito de WQ foi criado por Bernard Dodge e Tom March.

Quais sao os cinco componentes da WQ?
As cinco componentes na elaboração de uma WQ são: uma introdução que deve ser apelativa, seguindo-se a explicitação das tarefas a desenvolver, no processo são indicadas as fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos ou fontes a consultar ou a analisar, na avaliação é mencionada a forma como os alunos vão ser avaliados e na conclusão são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para nova pesquisa.

Quais os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais as mais apropriadas para uma verdadeira WQ?
Os 12 tipos de tarefas são:
  1.  redigir o que se leu (contar)
  2. compilação de dados
  3. mistério (papel de detective)
  4. jornalismo (papel de reporter)
  5. criar um produto ou planear uma acção
  6. produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura)
  7. criar consenso
  8. persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário)
  9. conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc)
  10. tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças)
  11. julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções)
  12. tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los)

As mais apropriadas são aqueles que têm um elevado grau de desafio e autenticidade, que motivam os alunos, que lhe desenvolvem o pensamento critico facilitando assim a aprendizagem individual e em grupo.

Qual a duração de uma WQ?
A duração do trabalho a ser desenvolvido numa WQ depende da complexidade do mesmo que, por sua vez, também é condicionada pela faixa etária dos alunos.
Bernie Dodge considera WebQuests de:
- curta duração (são realizadas entre uma a três aulas) têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, como refere Dodge (1997), centra-se na aquisição e integração do conhecimento.
- longa duração (1 semana a 1 mês em ambiente de sala de aula) têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.


Para consultar um site onde pode aprofundar esta temática clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário